1

Principal Últimas Mundo Brasil Bahia Região Uauá Política Cultura Cotidiano Esportes Polícia Entretenimento Espaço do Bode

Login: Senha: Esqueceu a senha?
Ano I

Fotos - Publicado em 14/03/11 às 11:25:22

Confira as foto do Carnaval no Bridas

Fotos dos Melhores Momentos


Região - Publicado em 14/03/11 às 11:25:21

Mesmo sem Organização Movimento ‘Fora Isaac’ Cresce na InternetComunidade no Orkut, postagens no Twiter e em outras redes sociais começam a multiplicar-se nos últimos dias com mensagens pedindo a saída do prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PC do B). Segundo um dos mais próximos assessores de Isaac e membro do seu partido, “a mobilização parte de ativistas adversários que ainda não conseguiram digerir a vitória de um iniciante na política contra os tradicionais caciques”, referindo-se a Misael e Joseph .

Já para André Lucas, responsável pela comunidade “Fora Isaac” do Orkut, sua maior motivação foi a decisão, depois revogada, de acabar com o carnaval: “Juazeiro sempre esteve em crise, mas nem por isso os prefeitos que te antecederam deixaram de fazer o carnaval...essa é a única alegria da nossa gente, basta o que estamos passando com a sua administração” , diz ele na apresentação da comunidade e completa: “Criamos esta comunidade não apenas em protesto contra a decisão de acabar o carnaval, mas também por tudo que está acontecendo em Juazeiro”.

Desde quinta feira circula um e-mail, que segundo um das remetentes já foi enviada a “mais de 10 mil pessoas”, com duas montagens de fotos com os títulos “As coisas que você não pode ver em Juazeiro”, listando, entre outras, o saneamento, duplicação da ponte, Juazeiro campeão e a outra com o título “O que está acontecendo com Juazeiro?” onde aparece diversas fotos sobrepostas com um ponto de interrogação.

“Não temos nada a ver com política e políticos” – diz um jovem estudante da UNIVASF ouvido pelo DOL e que não quis identificar-se – “Votei pela primeira vez e foi em Isaac, acreditei na conversa de mudança, mas estou decepcionado. A Universidade é um lugar onde discutimos muito e a situação de Juazeiro está sendo um tema que sempre tem sido conversado” e num arroubo de otimismo ele completa: “Acredito que se a gente se organizar pode tirar Isaac. Afinal fomos nós (os jovens), que demos mais votos a ele. Tiramos Collor, porque não podemos tirar Isaac?” – indaga.

Além dos e-mails, Twitter, Orkut e Facebook, as redes sociais mais populares entre os jovens, os blogs de Juazeiro e mesmo da Bahia, tem repercutido as inúmeras reclamações dos moradores de Juazeiro, de visitantes e até de políticos que compõem sua base eleitoral. Com os pés no chão um experiente político Juazeirense, descrê da eficácia dos movimentos gerados a partir da Internet: “Isso aqui não é a Líbia ou Egito, nem Estados Unidos. O povo de Juazeiro não tem acesso à Internet em número suficiente para transformar esta insatisfação em ação efetiva. Se até mesmo as reclamações e denúncias levadas o Ministério Público ou Justiça não geram ações efetivas, alguém pode achar que a Internet vai conseguir mobilizar pessoas? – pergunta, cético.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Foto: Diário da Região Online


Politica - Publicado em 14/03/11 às 09:40:24

DEM elege novo presidente e tenta evitar fim após saída de KassabO DEM realiza, nesta terça-feira em Brasília, a convenção que trocará o comando do partido e tentará salvar a sigla que já deteve a maior bancada na Câmara dos Deputados e ficou por oito anos na Vice-Presidência da República (1995-2002).
O senador José Agripino (DEM-RN) é o candidato único a presidente, mas não será o personagem principal do evento. Todos os olhos se voltarão para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que deverá deixar a sigla e levar aliados com ele.
É por isso que partidos da oposição e, principalmente, da base governista acompanham o desfecho da história. Haverá repercussão direta nas eleições de 2012, para prefeitos e vereadores, e de 2014, para deputados, senadores, governadores e presidente da República.

O senador José Agripino (DEM-RN) é o candidato único a presidente, mas não será o personagem principal da convenção do DEM
“Não quero falar de Kassab agora. Só depois da convenção”, afirma Agripino. Nos bastidores, o senador trabalha para evitar uma debandada no partido. Não se sabe ao certo quem fica ou quem vai para o partido que o prefeito paulistano planeja criar, o PDB.
O pior já foi evitado. Após a eleição de outubro passado, Kassab defendeu a fusão do DEM com o PMDB. Teve o apoio do ex-senador Jorge Bornhausen (SC), um dos fundadores do partido para aderir à candidatura indireta de Tancredo Neves (PMDB) à Presidência da República em 1985.
O atual presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), se colocou contra Kassab e Bornhausen. Eles também tiveram o apoio dos deputados federais Antônio Carlos Magalhães Neto (BA) e Ronaldo Caiado (GO), que deram duras declarações via Twitter.
Kassab e Bornhausen tiveram de recuar e passaram a defender a saída de Maia como contrapartida. José Agripino acabou surgindo como solução. O problema é que Bornhausen passou a achar que não poderia ter o senador como aliado e lançou Marco Maciel (PE).


Aécio Neves
A prévia para convenção, então, passou a ser a disputa pela liderança do partido na Câmara. O grupo de Maia e Agripino lançou ACM Neto. Já Bornhausen e Kassab colocaram Marcos Montes (DEM-MG).
De olho no apoio do DEM para a disputa da Presidência da República em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) interveio e pediu para Montes deixar de concorrer. O tucano aposta suas fichas contra Kassab, aliado de José Serra em 2010. Aécio vê grupo de Agripino maior possibilidade de aliança.
O grupo de Bornhausen não desistiu e lançou Eduardo Sciarra (DEM-PR). Ele acabou derrotado por ACM Neto. A vitória serviu de prévia para convenção e forçou um acordo de Bornhausen e Kassab com o grupo de Agripino, Neto e Maia.
O acordo, porém, não significou em um armistício completo. Nos bastidores, Kassab trabalha para convencer aliados a ir para o PDB. Nas últimas semanas, aconteceu um revés importante: aliado de Bornhausen, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, anunciou que fica no DEM.
Disposta a migrar para outra sigla, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) também disse que “daria um voto de confiança” para Agripino. Contudo, a Imprensa ouviu de dois dirigentes do DEM que o caminho dela deve ser o PMDB. Segundo a assessoria de imprensa de Kátia, a senadora considera “todas as possibilidades”. A saída da sigla pela qual foi eleita pode resultar na perda do mandato na Justiça Eleitoral.
É nesse temor que o grupo de Agripino aposta para evitar uma debandada do partido. No entanto, é só uma aposta até agora. Hoje, o DEM tem 43 deputados federais (apenas quinta maior bancada). No Senado, detinha 14 senadores até o fim de 2010. Agora, tem só cinco senadores.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Informações: IG


Mundo - Publicado em 13/03/11 às 22:13:15

Japonês sobrevive 2 Dias no mar boiando em pedaço de telhadoUm homem de 60 anos foi socorrido neste domingo a 15 km da costa nordeste do Japão, depois de ter permanecido por dois dias agarrado a um pedaço do telhado de sua casa, arrastada pelo tsunami, informou o Ministério da Defesa. Hiromitsu Shinkawa foi resgatado por um destróier da marinha japonesa em alto mar, em frente ao litoral de Fukushima às 12h40 locais, informou o ministério. Ele foi levado de helicóptero ao hospital e “passa bem”. Segundo a agência de notícias Jiji, Hiromitsu, morador da cidade de Minamisoma, contou que “começou a correr quando ouviu o alerta de tsunami”, mas “voltou para para recuperar algo em casa e foi levado pelas águas”.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Política Livre


Região - Publicado em 12/03/11 às 16:39:03

Osmar Pereira é reeleito Presidente do STR de CanudosCom mais de 76% dos votos, o Sindicalista Osmar Pereira de Souza é reeleito Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canudos.
A equipe do Canudosvip acompanhou todo processo eleitoral que neste momento encerra as apurações da eleição realizada hoje(11) para Presidente do STR no município de Canudos, com 423 votos a Chapa 1 presidida pelo srº Osmar Pereira é reeleita, a chapa 2 Presidida pelo Srº Gesir Melo da Silva teve 90 votos e Brancos e nulos totalizaram 36 votos.
O pleito ocorreu normalmente sem interrupção de ambas as partes, durante todo o dia a eleição contou com a presença do Srº Cristovam irmão da Dep. Estadual Fátima Nunes(PT) e outros membros sindicalistas. Foram as urnas 549 associados.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Fonte: CanudosVip


Uauá - Publicado em 12/03/11 às 14:32:22

Prefeito entrega Samu 192 e Implanta serviço de ultrassonografia no hospital de UauáFinalmente, depois de concretizadas as complexas providencias exigidas pelo Convenio, o Prefeito Municipal Jorge Luiz Lobo Rosa, em solenidade realizada nesta sexta-feira, 11/03, entregou para o uso da população a Ambulância e serviços do SAMU 192-Regionalizado. Além da população presente ao anexo do Hospital Municipal, onde funcionará o SAMU 192, compareceram autoridades, Secretários, Assessores e servidores municipais em geral, além dos Vereadores João Alves (Presidente da Câmara Municipal), Emerson Morais, José Carlos Gonçalves e Nilton Almeida, os quais se pronunciaram em discursos, destacando a importância das atividades que serão desenvolvidas pelo SAMU 192 e dando ênfase às providencias emergenciais adotadas para a melhoria dos serviços de saúde prestados à população. Na ocasião falou também o Dr. Fernando, atual Diretor Clínico do Hospital Municipal, ressaltando as medidas positivas que estão sendo implementadas para um novo tempo dos serviços hospitalares. A Assessora da Secretaria de Saúde, Shirley , explicou em linhas gerais como funcionam os serviços do SAMU 192.
O Prefeito Jorge Lobo discursou, fechando a solenidade, quando fez um histórico da saúde no município e os seus planos de novas contratações de profissionais médicos e enfermeiras visando recuperar a eficiência perdida com a evasão de profissionais. Oficialmente, informou aos presentes que está sendo inaugurada uma sala de Ultrassonografia, cujo atendimento estará a cargo da Dra. Késia Flores, uma novidade que agradou a toda a população. A marcação dos exames estará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo à solicitação médica. Ao final da festa a Ambulância SAMU 192 desfilou pelas ruas da cidade, com suas sirenes ligadas, anunciando à população a boa nova para o município.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Informações - Ascom Pmu


Fotos - Publicado em 12/03/11 às 13:30:44

Confira as fotos do Carnaval Tradicional de Uauá 2011

Fotos dos Melhores Momentos



Fotos dos Melhores Momentos


Esportes - Publicado em 11/03/11 às 21:52:26

Tricolor desembolsa R$ 20 milhões e acerta a contratação de Luis FabianoO bom filho à casa torna. Depois de cinco temporadas na Europa, Luis Fabiano está de volta ao São Paulo. O clube do Morumbi desembolsou € 7,6 milhões (R$ 19,9 milhões) para adquirir 100% dos direitos federativos do atleta, que será oficialmente apresentado no próximo dia 30. Esse valor será pago em quatro parcelas anuais. Antes disso, no entanto, ele virá para o Reffis do CT da Barra Funda para se tratar da séria lesão muscular que sofreu na última semana. Para que o negócio pudesse ser concretizado, Luis Fabiano abriu mão de € 4,5 milhões: € 2,5 milhões que ele teria direito a receber até o final do seu contrato entre salários e premiações e € 2 milhões como porcentagem da negociação.
- Dinheiro nāo é tudo na vida. Nada paga a felicidade que sinto por voltar a vestir a camisa do meu time de coração. Devo tudo que tenho ao São Paulo, tenham certeza que suarei muito essa camisa e irei fazer muitos gols. Faz tempo que fico me imaginando saindo do túnel do Morumbi para entrar em campo olhando nossa torcida maravilhosa - afirmou o jogador, em entrevista ao site oficial do clube do Morumbi.
O negócio foi fechado na tarde desta sexta-feira, em reunião realizada na Espanha que contou com a presença do diretor de marketing, Adalberto Baptista, o presidente do Sevilla, Jose Maria del Nido, o diretor de futebol do clube espanhol, Ramón Rodríguez Verdejo, e o próprio Luis Fabiano. Ainda na Espanha, o jogador já assinou o vínculo de quatro anos com o clube do Morumbi.
O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, que ficou em São Paulo por causa da reunião do Clube dos Treze, também não escondeu a alegria com a contratação do Fabuloso. O clube abriu negociação com o Sevilla em dezembro e sofreu com a concorrência de equipes da Europa que queriam o atacante. O desejo de Luis Fabiano em voltar ao Brasil e ao Tricolor ajudou bastante.
- É a concretização de um sonho e um presente para toda a coletividade são-paulina. O Luis Fabiano tem a alma tricolor e acrescentará ao nosso time a qualidade, alegria, irreverência e espírito de luta que sempre o caracterizaram. Ele é um jogador que está no auge de sua forma física e desportiva, tendo inclusive atuando como titular na última Copa do Mundo, e teve propostas efetivas de clubes da Itália, Inglaterra, Portugal e da própria Espanha, lembrou o dirigente.
Luis Fabiano foi contratado pelo São Paulo primeiramente por empréstimo, quando atuava no Rennes (FRA), em 2001. Sua estreia pela equipe ocorreu no dia 18 de fevereiro daquele ano, quando, o Tricolor, jogando no estádio do Morumbi, perdeu para o São Caetano por 2 a 0. Dez dias depois, ele sentiu o gostinho de marcar o primeiro gol por sua nova equipe. Foi em um duelo contra o Botafogo, no estádio do Maracanã, na primeira decisão do torneio Rio-São Paulo. Ele marcou dois dos quatro gols da goleada são-paulina por 4 a 1. Logo, ele caiu nas graças da torcida e, um depois, foi contratado em definitivo pelo clube do Morumbi.
Passaram-se então mais duas temporadas e Luis Fabiano seguiu como principal atacante da equipe. Nessa passagem, no entanto, ele não conquistou nenhum título pelo Tricolor. Em 2002, o time voava no Campeonato Brasileiro, mas acabou eliminado pelo Santos. No ano seguinte, Fabuloso viu o Corinthians ser campeão paulista, com direito a uma vitória por 3 a 2 na decisão. Em 2004, logo após a equipe ser eliminada da Taça Libertadores da América pelo Once Caldas (COL), Luis Fabuloso foi apontado pela torcida como um dos culpados e, sem clima, foi negociado com o Porto por US$ 5 milhões (R$ 10 milhões).
Seus números na equipe do Morumbi impressionam. Em 160 partidas disputadas, ele marcou 118 gols, o que dá uma média de 0,73 gol por jogo, a segunda melhor da história do clube, atrás apenas de Friedenreich, que tem a média de 0,83 (106 gols em 127 partidas). Na tabela geral de artilheiros, ele é o 12º colocado. Agora, com quatro anos de contrato pela frente, Fabuloso tem tudo para subir bastante nessa tabela e se tornar um dos maios goleadores da história do Tricolor.
Umbuzada.com Informação em 1º Lugar


Música - Publicado em 11/03/11 às 17:15:51

Com o sucesso Liga da Justiça, banda LevaNóiz fatura título na pesquisa Bahia Folia 2011A vencedora da Pesquisa Bahia Folia 2011 foi a música Liga da Justiça, sucesso da banda Leva Nóiz, composta por de Jotta Teles e Márcio Vitor. A música venceu com 69% dos votos da pesquisa, realizada pelo Instituto P&A, Pesquisa e Análise. Em segundo lugar ficou o Tchubirabiron, do Parangolé, e em terceiro Minha Mulher Não Deixa Não, de Reginho e Banda Surpresa.
Em 2011, a Pesquisa Bahia Folia completou 18 anos e o público pôde participar votando pela internet (ibahia.com/bahiafolia) e telefone (ligando para a Bahia FM) desde o dia 26 de março. Nesta Quarta-feira de Cinzas, o instituto P&A foi às ruas para ouvir a opinião de quem brincou o carnaval nos circuitos Dodô e Osmar – 423 pessoas foram entrevistadas.
A primeira vencedora da Pesquisa Bahia Folia foi a música Requebra, do Olodum, em 1994. Ano passado, a campeã foi Rebolation, do Parangolé. Os maiores vencedores do Bahia Folia, com duas vitórias cada, são: Ivete Sangalo (2002 e 2009), Daniela Mercury (1997 e 2004), Chiclete com Banana (2000 e 2003) e a Timbalada (1996 e 1998). A seguir, a relação de todas as vencedoras da pesquisa.
As vencedoras do Bahia Folia
2010 – Rebolation – Parangolé
2009 – Dalila – Ivete Sangalo
2008 – Mulher Brasileira – Psirico
2007 – Quebra aê – Asa de Águia
2006 – Café com Pão – Vixe Mainha
2005 – Coração – Rapazolla
2004 – Maimbê Dandá – Daniela Mercury
2003 – Voa Voa – Chiclete com Banana
2002 – Festa – Ivete Sangalo
2001 – Uma Bomba – Braga Boys
2000 – Cabelo Raspadinho – Chiclete com Banana
1999 – Juliana – Bom Balanço
1998 – Latinha – Timbalada
1997 – Rapunzel – Daniela Mercury
1996 – Margarida Perfumada – Timbalada
1995 – Araketu é Bom Demais – Araketu
1994 – Requebra – Olodum

Umbuzada.com Informação em 1º Lugar


Mundo - Publicado em 11/03/11 às 17:11:51

Terremoto do Japão pode ter deslocado eixo da Terra O devastador terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que abalou nesta sexta-feira (11) o Japão pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália).
O INGV, que desde 1999 estudou os diversos fenômenos sísmicos registrados na Itália, como o devastador terremoto da região dos Abruzos de 6 de abril de 2009, explica em uma nota que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia. Em comunicado, o instituto disse:
- O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960.
Mais de 300 pessoas morreram na província japonesa de Miyagi (ao leste do país) por causa do tsunami provocado pelo terremoto, mas ainda há 349 desaparecidos em todo o território japonês. Teme-se que o número de mortos aumente, já que há edifícios destruídos em várias regiões.

Umbuzada.com Informação em 1º Lugar

Publicado por :R7


Esportes - Publicado em 11/03/11 às 17:00:56

Clube dos 13 anuncia vencedor da licitação dos direitos de transmissão do BrasileiroO Clube dos 13 anunciou a RedeTV! como vencedora da concorrência dos direitos de transmissão em TV aberta do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014. A emissora, segundo o C-13, propôs um valor total de R$ 1,548 bilhão, o que significa R$ 516 milhões por temporada - a proposta mínima exigida era de R$ 500 milhões por ano. A RedeTV! agora tem 30 dias para apresentar garantias financeiras do negócio e também pagar 20% do valor total do acordo imediatamente, a título de luvas, o que significa pouco mais de R$ 300 milhões.
Mas o maior empecilho para que o negócio seja realmente formalizado é a dissidência no Clube dos 13, já que os 20 clubes que o compõem precisam assinar o contrato, conforme o próprio estatuto do C-13. Como ao menos 11 já manifestaram que vão negociar diretamente com as emissoras, fica a dúvida se a licitação terá valor legal.
Após o anúncio do vencedor, o presidente Fabio Koff e o diretor executivo Ataíde Gil Guerreiro deram uma entrevista coletiva. Para Koff, o problema agora será resolvido juridicamente.
"Agora passa a ser um problema do departamento jurídico, porque depende da interpretação de estatutos, da revalidação de receitas e de resolver as antecipações que tiveram deste ano e até mesmo de 2012".
Presente ao evento, Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, também se mostra em compasso de espera.
"Ainda há muitas incertezas, muitas interrogações. Há muitos problemas jurídicos. Vamos aguardar a posição dos clubes".
Das agremiações que compõem o Clube dos 13, anunciaram que negociarão diretamente com as emissoras: Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco. O C-13 conta ainda com Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Guarani, Internacional, Portuguesa, São Paulo, Sport e Vitória.
O evento, marcado para 10h desta sexta-feira no escritório do C-13, em São Paulo, sofreu 2h50m de atraso após a Rede Record anunciar que não participaria da licitação. A emissora alegou, em nota oficial, 'incerteza jurídica'. Para a Record, o fato de alguns clubes terem anunciado que vão negociar diretamente com as emissoras inviabilizou a participação na licitação na forma proposta pelo C-13.
A Rede Globo também já havia anunciado que não participaria da concorrência e que negociaria diretamente com os clubes. Bandeirantes e SBT, as duas outras emissoras convidadas a participar da licitação, não enviaram proposta. Além dos direitos em TV aberta, o Clube dos 13 abriu licitação também dos direitos para TV fechada, pay-per view, internet e celular. Os resultados de TV fechada e pay-per-view serão revelados no dia 23 de março. Os de internet e celular, no dia seguinte, 24 de março. As informações são do Globoesporte.com.

Umbuzada.com Informação em 1º Lugar


Cultura - Publicado em 11/03/11 às 16:46:37

Projeto “Sarau da Trupi” comemora Dia da Poesia em JuazeiroA Trupizupi Mídias Companhias, lança na próxima segunda-feira (14), o projeto “Sarau da Trupi”. O evento, que também faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Poesia em Juazeiro, tem como objetivo integrar a literatura com as mais diferentes linguagens artísticas.
Para o coordenador do projeto, Welington Monteclaro, essa é uma forma alternativa de promover a cultura da cidade de forma a despertar o interesse da juventude. “O sarau não será apenas um evento relacionado ao dia da poesia, mas acontecerá mensalmente para que possamos atrair o interesse dos jovens para uma produção cultural de consistência artística”, explicou Monteclaro.
O “Sarau da Trupi” será lançado no dia 14 de março (segunda-feira), a partir das 19 horas, na Concha do Arco da Ponte, em frente ao prédio da antiga Dijauto. O evento reunirá poetas, contistas, contadores de histórias, atores, artistas plásticos, músicos e grupos folclóricos para uma proposta de integração da arte e de interação com o público
Umbuzada.com Informação em 1º Lugar

Publicado por Carlos Britto


Justiça - Publicado em 11/03/11 às 16:42:31

Eleitores tem até dia 14 de abril para regularização do Titulo EleitoralOs eleitores que não votaram têm até o dia 14 de abril para regularizar a situação na Justiça Eleitoral. Do grupo de pessoas que estão nesta situação, apenas 1,4% (22 mil) compareceram aos cartórios eleitorais até agora, conforme apurou o jornal Folha de S. Paulo. Ao todo, 1.472.834 de eleitores deixaram de votar em três eleições consecutivas e correm o risco de ter o título cancelado (1° e 2° turno valem por duas eleições).
Com o título cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, e de ser nomeado em concurso público.
Umbuzada.com Informação em 1º Lugar


Educação - Publicado em 11/03/11 às 16:35:57

MEC vai testar professores em prova anualO Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União portaria que institui a prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente, que será realizada uma vez por ano, de forma descentralizada, em todas as unidades da Federação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será o responsável pela coordenação e aplicação da prova, prevista para 2012.
A participação do professor é voluntária. O uso dos resultados para seleção de docentes pelas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal se dará por adesão ao exame. A realização da prova nacional tem uma série de objetivos, entre eles, subsidiar as redes públicas de educação na realização de concurso para admissão de docentes e conferir parâmetros de auto-avaliação aos participantes.
A regulamentação da prova nacional de avaliação de professores, segundo o ministro Fernando Haddad, resulta de um pacto celebrado por entidades ligadas à formação de docentes em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte) e o MEC.
Umbuzada.com Informação em 1º Lugar


Região - Publicado em 11/03/11 às 16:28:29

Agricultores receberão incentivo para melhorar produção e comércio dos frutos do plantioA partir deste mês o IRPAA dá início ao novo projeto nas comunidades rurais de Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Curaçá, Uauá e Canudos. O programa visa atender inicialmente 2.400 famílias inseridas no modelo de produção da agricultura familiar e terá duração de cinco anos, o que permite o desenvolvimento de ações mais duradouras junto aos produtores atendidos.
Os agricultores e agricultoras atendidos deverão participar de visitas técnicas, reuniões, oficinas com o objetivo de incentivar a produção de sementes, estimular o acesso ao mercado institucional e a formação de cooperativas familiares, formar bancos comunitários de sementes, elaborar projetos de empreendimentos coletivos.
O IRPAA vai realizar um diagnóstico consiste na visita de um técnico as propriedades para aplicação de questionário para identificar as principais características das famílias produtoras.

Umbuzada.com Informação em 1º Lugar

Publicado por Carlos Britto


Nordeste - Publicado em 11/03/11 às 16:24:37

Ministério da Integração criará Secretaria para Fundos e Incentivos fiscaisDepois da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e da Secretaria Nacional de Irrigação, o Ministério da Integração (MI) vai ganhar uma secretaria para gerir fundos de financiamento, desenvolvimento e incentivos fiscais. De acordo com Fernando Bezerra Coelho, o MI arrecada dinheiro com fundos constitucionais, mas a soma é repassada a bancos regionais como o Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (Basa) além do Banco do Brasil. “A política de aplicação desses recursos teve, ao longo desses anos, pouca presença do Ministério da Integração”, relata o ministro pernambucano.
Com a nova secretaria, o MI teria presença mais relevante nas instituições financeiras. A pasta da Integração é responsável pelos fundos de financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (FNO, FNE, FCO, respectivamente), os fundos de desenvolvimento do Nordeste (FNDE) e da Amazônia (FDA), os fundos fiscais de Investimento (Finam, para o Norte; Finor, para o Nordeste), o Fundo de Recuperação Econômica do Estado do Espírito Santo (FUNRES) e os incentivos fiscais de reinvestimento e de redução do Imposto de Renda.
Na palestra para pesquisadores da Embrapa e técnicos da Codevasf, Fernando Bezerra Coelho ainda adiantou que o decreto para reestruturação do MI deverá ser publicado na próxima semana. Segundo o ministro, as mudanças estão atreladas ao reposicionamento do MI, que passará a ter presença mais efetiva no território nacional, deixando de lado, “a cara de ministério do Nordeste.”

Umbuzada.com Informação em 1º Lugar

Publicado por Carlos Britto


Entretenimento - Publicado em 11/03/11 às 11:29:16

BBB: Daniel atende ao Big Fone e indica MauricioO Big Fone toca nesta manhã de sexta-feira, 11, na casa do BBB. Os brothers demoram a acordar, mas, aos poucos, vão percebendo que se trata do toque do telefone.

Wesley é o primeiro a fazer um movimento de que estaria acordando. Em seguida, Jaqueline chega a sair correndo do Quarto Jujuba e para na porta para ouvir mais uma vez o barulho do Big Fone.

Porém, é Daniel que vem correndo, do Lado B, e atende ao aparelho. O pernambucano escuta a seguinte mensagem: "Atenção, preste muita atenção: reúna todo mundo na sala agora e indique uma pessoa para o Paredão. Deixe claro para a sua vítima que ela já está no Paredão. O Líder não pode ser escolhido. Faça isso imediatamente".

Daniel, então, avisa que precisa reunir todos os confinados na sala. Jaqueline diz: "Fiquei na dúvida se era ou não". Rodrigão, que também já está por ali, comenta: "Eu achei que estava viajando". Wesley compartilha da mesma sensação com o modelo. A Líder Paula aparece no segundo andar da Casa Luxo e quer saber quem atendeu ao Big Fone.

Pode saber que amanhã tem formação de Paredão", especula Wesley. Nesse momento, Mauricio e Diana chegam do Lado B, e Jaqueline avisa que Daniel pode falar qual era a mensagem. O pernambucano diz: "Ai meu Deus!", e suspira. "Disse assim, que eu reunisse todo mundo aqui e indicasse uma pessoa ao Paredão".

Após uma breve pausa, Daniel continua: "Eu vou indicar Mau Mau (Mauricio). Com muita pena no coração". Todos permanecem em silêncio. "Beleza, cara", declara o emparedado Mauricio, se levantando do sofá e indo em direção a Daniel. O carioca abraça Daniel que pede desculpas ao brother. As informações são da Globo.com.
Umbuzada.com Informação em 1º Lugar


Brasil - Publicado em 11/03/11 às 11:26:28

Começa audiência do caso Eloá para decidir se Lindemberg irá a júriA audiência de instrução do caso Eloá começou a ser refeita por volta das 10h10 desta sexta-feira (11) no fórum de Santo André, no ABC, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Justiça paulista terá de decidir mais uma vez se Lindemberg Alves Fernandes, réu no processo no qual é acusado de sequestrar e matar a tiros a ex-namorada Eloá Pimentel no apartamento da vítima em 17 de outubro de 2008, será submetido a julgamento popular. A sentença, no entanto, não deverá ser dada nesta sexta.
A estudante Nayara, que foi mantida refém por Lindemberg, é a primeira a ser ouvida. Ela pediu que o réu não permanecesse na sala durante a oitiva.
Preso preventivamente desde o crime na Penitenciária de Tremembé, no interior do estado, Lindemberg também responde por lesão corporal contra a amiga de Eloá e tentativa de lesão contra um policial militar. A estudante Nayara Rodrigues, atualmente com 17 anos, foi baleada no rosto e o então sargento Atos Antonio Valeriano quase foi atingido por um disparo. A perícia feita pela Polícia Técnico-Científica mostrou que os disparos foram feitos pelo réu.
Além disso, Lindemberg é acusado de manter sob cárcere privado a sobrevivente Nayara e mais dois adolescentes que estavam no imóvel, Victor Lopes de Campos e Iago Vilela de Oliveira.
Testemunhas de acusação
As quatro vítimas citadas acima e mais seis pessoas deverão ser ouvidas nesta sexta na condição de testemunhas de acusação. Todas serão interpeladas pelo juiz José Carlos de França Carvalho, Ministério Público e defesa do réu.
Segundo a assessoria de imprensa da Promotoria, as outras seis testemunhas são:
- o capitão Adriano Giovanini, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM que negociou com o sequestrador a libertação dos reféns;
- o policial militar do Gate Paulo Sérgio Schiavo;
- os irmãos de Eloá, Ronickson Pimentel dos Santos e Everton Pimentel da Silva, que devem reafirmar que Lindemberg era um namorado possessivo;
- a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel da Rocha;
- o delegado Sergio Luditza, que era titular do 6º Distrito Policial, em Santo André, e investigou o caso, indiciando Lindemberg.
Existe a possibilidade de dois outros policias do Gate serem ouvidos como testemunhas: Frederico Mastria e Daílson Moreira Pereira.
Ao todo, estão programados cinco depoimentos nesta sexta, de acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo. O interrogatório de Lindemberg ainda não foi marcado. Mesmo assim, ele deverá acompanhar as oitivas na sala de audiência, de acordo com sua advogada, Ana Lúcia Assad.
Na próxima quarta-feira (16), após as 14h, deverão prestar depoimento as testemunhas do juízo. Mas como elas moram em São Paulo, deverão ser ouvidas por carta precatória no Fórum de Santana, na Zona Norte da capital paulista.
Também precisarão ser ouvidas nos próximos dias as 13 pessoas arroladas pela defesa do réu. Apesar disso, nenhuma data ainda foi agendada para isso. Somente após esse trâmite é que deverá ser marcado um dia para o interrogatório de Lindemberg, quando o Ministério Público e sua defensora irão se manifestar pela pronúncia ou impronúncia dele. Depois, o juiz França Carvalho dará a sentença. Como o crime envolve homicídio, o acusado poderá ser julgado por sete pessoas escolhidas na sociedade. O caso também pode ser arquivado por falta de provas.
Audiência anterior e defesa
Em audiência anterior, realizada em janeiro de 2009, o juiz França Carvalho Neto havia determinado que Lindemberg fosse levado a júri. A data do julgamento chegou até a ser marcada para 21 de fevereiro deste ano, mas foi cancelada em novembro do ano passado. Isso ocorreu porque o STJ anulou todo o trabalho feito pelo magistrado após recurso impetrado pela defesa do réu.
O Superior Tribunal de Justiça considerou haver falhas de procedimento naquela audiência. Naquela ocasião, deixaram de ser ouvidas algumas testemunhas. Segundo o órgão, esses erros acabaram comprometendo a defesa de Lindemberg.
Apesar de Lindemberg ter confessado os crimes numa gravação de vídeo sem autoria, feita logo após sua prisão e que foi exibida por uma emissora de televisão, ele ainda não apresentou sua defesa à Justiça. Na última vez que esteve na frente do juiz, o réu se recusou a dar sua versão dos fatos, reservando-se ao direito de permanecer calado e só falar num eventual julgamento.
De acordo com sua advogada, Lindemberg foi orientado a não falar naquela ocasião porque o juiz deixou de ouvir dois policiais militares que participaram da invasão do apartamento e rejeitou análise de depoimentos e laudos.
“Ele [Lindemberg] não falou naquela oportunidade por conta das irregularidades que aconteceram naquela data na audiência de instrução. A defesa entrou com recursos jurídicos para que a audiência fosse anulada e refeita”, disse Ana Lúcia.
Segundo ela, seu cliente dará nesta próxima audiência a sua defesa quando for questionado pelo juiz. “Espero e acredito que o estado/juiz aja em observância a paridade de armas. Em outras palavras, que tanto defesa e acusação tenham as mesmas oportunidades para demonstrar cada uma a sua verdade”, disse a advogada, que, entretanto, não adiantou qual será a versão de Lindemberg.
Ministério Público e perícia
Pessoas ligadas ao réu informaram à reportagem que existe a possibilidade de o acusado alegar que os disparos que mataram Eloá e feriram Nayara podem ter sido dados pelos policiais do Gate.

Procurado na quinta para comentar o assunto, o promotor do caso, Antonio Nobre Folgado, disse que peritos comprovam que os dois tiros que mataram Eloá e o outro que feriu Nayara saíram do revólver calibre 32 utilizado por Lindemberg.
“A perícia comprovou que os tiros partiram da posição em que ele estava. O réu quis matar a ex-namorada porque ela não queria reatar o relacionamento e ele não aceitava o fim do namoro. E também quis matar Nayara, que escapou com vida”, disse Nobre Folgado.
Volta de Nayara ao cativeiro e invasão do Gate
A reportagem também indagou o promotor sobre qual será a sua opinião a respeito de outras duas questões polêmicas envolvendo a Polícia Militar e que deverão ser debatidas novamente na audiência.
Uma é o retorno de Nayara ao cativeiro depois de ter sido libertada por Lindemberg. Na época, o coronel Eduardo Félix, do Batalhão de Choque da PM e comandante daquela operação, afirmou que havia permitido que a amiga de Eloá fosse até a porta do apartamento buscar Eloá, mas não a volta dela. Segundo o oficial, ela entrou porque quis.
A outra trata da invasão do Gate ao apartamento, que culminou com a morte de Eloá e a tentativa de assassinato de Nayara por parte do réu, segundo a acusação. O coronel Félix afirmou naquela ocasião que a equipe invadiu o imóvel após ter escutado um tiro dado por Lindemberg. Mas a própria Nayara negou essa versão quando foi ouvida pela Justiça.
Nobre Folgado afirmou que essas questões não irão atrapalhar o trabalho da acusação. “Para mim, não houve irregularidade nenhuma da PM na entrada de Nayara e na invasão do Gate. A decisão de entrar no apartamento não foi da PM. E, segundo Nayara, não houve disparo lá dentro. Houve explosão da porta e depois Lindemberg se escondeu e atirou nas meninas. A PM só invadiu porque temia que ele as matasse a qualquer hora”, disse o promotor.
“A única coisa que pode ser questionada da PM é que ela teve um excesso de precaução em relação ao Lindemberg”, afirmou Nobre Folgado. “Poderíamos ter matado [Lindemberg], mas ele é um garoto de 22 anos, sem antecedentes e com uma crise amorosa. Se o tivéssemos atingido, fatalmente os senhores [jornalistas] estariam questionando o Gate sobre porque não negociaram mais”, disse o coronel Félix em uma entrevista dada logo após o desfecho do sequestro em 2008.
Por conta da ação da PM, o Ministério Público Militar chegou a instaurar um inquérito para apurar a conduta dos policiais do Gate no âmbito administrativo da corporação, mas o caso foi arquivado.
Por motivos de segurança, policiais militares irão realizar rondas do lado de fora do fórum de Santo André durante a audiência. Os jornalistas deverão acompanhar os depoimentos do lado de fora do prédio.
O caso
Eloá Cristina Pimentel, sua amiga Nayara Silva e mais dois adolescentes foram feitos reféns por Lindemberg no dia 13 de outubro de 2008 no apartamento dos pais da vítima em Santo André.
Os dois jovens foram libertados no mesmo dia e as duas meninas seguiram no apartamento. Nayara deixou o local no dia 14, mas retornou no dia 16 após uma tentativa frustrada de negociação com a Polícia Militar.
No dia seguinte, a polícia invadiu o apartamento e as duas acabaram baleadas. Eloá morreu atingida por dois tiros e Nayara ficou ferida. As informações são do G1.

Umbuzada.com Informação em 1º Lugar


Região - Publicado em 11/03/11 às 11:05:01

Projeto Trilhas do Conhecimento realizará Seminário “Canudos: Novas Trilhas”O Projeto “Trilhas do Conhecimento” - que tem o apoio da Petrobras e a parceria da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – realizará, no próximo dia 20/04/2011, o Seminário “Canudos: Novas Trilhas”, oportunidade em que, além de relatos de pesquisa, livres debates e exibição de filme, serão lançados os dois produtos resultantes dos estudos envidados nos sertões baianos e em parte do estado de Sergipe, alusivos, respectivamente, às pesquisas da Reconstituição das Trilhas Históricas da Guerra de Canudos e da concepção de um Roteiro Turístico Sertanejo.

Durante dois anos, a equipe de pesquisadores, formada por profissionais vinculados aos campos investigativos da História, da Geografia e do Turismo, visitou diversas localidades, povoados, sítios históricos e antigas fazendas que então configuraram o chamado “palco estratégico” do grande conflito sertanejo, transcorrido entre os anos de 1896/97. Através do georeferenciamento, dos registros áudios-visuais (imagéticos e fotográficos) e da coleta de depoimentos, foram produzidos um Documentário em DVD e uma Publicação Acadêmica, os quais, portanto, acrescentam relevantes informações aos estudos atinentes a tão polêmico e sempre visitado tema da história brasileira, em especial aos deslocamentos e embates que dramática e violentamente envolveram os efetivos militares advindos de mais de uma dezena dos estados brasileiros e os sertanejos conselheiristas.

Antecedendo a pesquisa de campo foi feito um estudo criterioso da bibliografia existente sobre o tema e a consulta a algumas fontes primárias ainda disponíveis, a exemplo dos relatórios de combates de comandantes expedicionários (“Fés de Ofício”) e de antigos mapeamentos. Importante ressaltar, também, que para o desenvolvimento do trabalho de campo foi imprescindível a parceria e a consultoria de muitos sertanejos residentes na região, pois que grande parte dos antigos caminhos não mais existe e bastante precários encontram-se os acessos a algumas das históricas propriedades, sendo necessária - para alcance, identificação e os conseqüentes registros - a utilização de animais de montaria ou até o concurso de longas caminhadas pelos rudes e, às vezes, perigosos atalhos da caatinga.

Após a realização do referido Seminário em Salvador, dar-se-á a visitação** às principais “cidades-sede” envolvidas com a Guerra de Canudos, quando os produtos resultantes da pesquisa (Documentário e Publicação) serão apresentados e discutidos junto às comunidades, exercitando-se, portanto, o necessário e profícuo retorno do conhecimento.


Programação:


09:00H.... Abertura Solene ► Apresentação Cultural / Recital de Cordel
(Estudantes da UNEB)

09:15H... Mesa de Abertura: Representantes da
UNEB / PETROBRAS / Prefeituras / Coordenação do Projeto

09:45H... Conferência de Abertura
- “Cenários e Caminhos Históricos da Guerra de Canudos -
Novas Trilhas”.
Apresentação: Professores Roberto Dantas e Manoel Neto
(Reconstituição Histórica das trilhas)
Rodrigo Moate
(Georeferenciamento/Mapeamento das trilhas)

11:00H... Debate

12:00 às 14:00H..... Intervalo

14:00 às 15:00H.... Mesa I - Roteiro Turístico Sertanejo nos Sertões de
Monte Santo
Apresentação: Fernanda Groba e Débora Miranda
(Pesquisadoras do Projeto)
15:00 às 15:30H... Debate

15:30 às 17:00H...Mesa II – Experiências e Relatos vividos nos Sertões de Canudos - Apresentação: Estudantes da Uneb

17:30H... Exibição do Documentário do Projeto
“Canudos: Novas Trilhas”

18:00H... Breves Comentários

18:30H... Lançamentos do Livro e do Documentário
Coquetel / Apresentação Cultural (Estudantes da UNEB)


**PROGRAMAÇÂO – SERTÕES
- Lançamentos do Livro e Exibição do Documentário (DVD) / Debates

- MAIO: 04/05 (Queimadas); 05/05 (Monte Santo); 06/05 (Euclides da Cunha)
- JUNHO: 10/06 (Canudos); 11/06 (Uauá)
Umbuzada.com Informação em 1º Lugar
Publicado por: SertãoAcontece


Politica - Publicado em 11/03/11 às 10:59:42

Presidente do PT pede cassação do Prefeito de Ribeira do PombalSegundo correspondência do Partido dos Trabalhadores, entregue à redação da Folha Pombalense, o seu Presidente, Dionízio (foto com senador Walter Pinheiro), terá audiência com o Presidente da Câmara de Vereadores, Elias Brasil, nesta quinta-feira, 10 às 10h.
No documento consta de que o petista estará apresentando denuncia contra o prefeito José Lourenço Júnior e pedindo que os vereadores cassem o mandato do mesmo, sob o argumento de que o gestor municipal estaria "procedendo de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo que recebeu do povo".
Recentemente em entrevista à Rádio Regional, no município vizinho em Cícero Dantas, o vice-prefeito, Dr. Jairo Monteiro, (PT) já havia feito declarações afirmando que o prefeito acumula cerca 165 processos por improbidade administrativa, junto a isso ainda pesa contra o mesmo duas contas rejeitadas referentes aos exercício de 2007 e 2009 e a última prestação de contas que está na Câmara aguardando votação. Não se sabe porém se essa ação do PT local pode prejudicar o prefeito também na questão da aprovação de mais essas contas.
O prefeito Municipal tem ainda outras questões para se preocupar, pois desde o início de 2011, que o Ministério Público e o Tribunal de Justiça vem apresentando pedidos de cassação do seu mandato. O que corrobora que essa movimentação do presidente do PT municipal, acirra ainda mais a política pombalense que passa por um momento onde o resultado é imprevisível. A respeito da denuncia do PT, a legislação prevê, nesses casos, prazo de 90 dias para que seja finalizado o processo com o julgamento final.
Procurado pela equipe do site, Dionízio afirmou apenas que "é uma medida necessária, pois a sociedade pombalense não aceita mais conviver com esse tipo de postura", alfinetou o presidente.
Umbuzada.com Informação em 1º Lugar
Fonte: Jeandro - Redação do Folha Pombalense


Noticias por: www.umbuzada.com      1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265  

Newsletter:

Cadastre seu email para receber notícias em primeira mão.

E-mail :

Assinar Remover

o

Imagem Comunicação Audio Visual

 

Umbuzada.com | virtual cyber | imagem comunicação audio visual |

E-mail: atendimento@umbuzada.com | jornalismo@umbuzada.com | classificados@umbuzada.com


Rua Jeronimo Rodrigues Ribeiro. Centro n° 142 - Uauá/BA, CEP-48950000. Tel.: 74 9968-8839 - Redação: 74 9965-4469


Copyright © 2009 - 2011 Umbuzada.com Todos os direitos reservados.