1

Principal Últimas Mundo Brasil Bahia Região Uauá Política Cultura Cotidiano Esportes Polícia Entretenimento Espaço do Bode

Login: Senha: Esqueceu a senha?
Ano I

Brasil - Publicado em 04/10/11 às 20:30:39

Correios e sindicato entram em acordo para pôr fim à greveA Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), aceitou nessa terça-feira (4) proposta da direção dos Correios para colocar fim à greve que começou no dia 14 de setembro.
O acordo vai ser levado para votação em assembleias e, se aprovado, os funcionários retornam ao trabalho na quinta-feira. O documento precisa ter o apoio de pelo menos 18 dos 35 sindicatos vinculados à Fentect para passar a valer.
Os sindicalistas concordaram em ter seis dias de trabalho descontados a partir de janeiro, sendo meio dia por mês, num total de 12 parcelas. Quem preferir, pode autorizar desconto em período menor. O desconto dos dias parados era o principal entrave para um acordo que colocasse fim à paralisação.
A proposta prevê ainda pagamento de aumento real de R$ 80 retroativo a 1º de outubro. E o reajuste de 6,87% nos salários e benefícios a partir de 1º agosto. Os trabalhadores também aceitaram trabalhar durante finais de semana e feriados para colocar em dia as entregas atrasadas. Foram quatro horas de negociações até o acordo ser fechado.
"Não foi a melhor proposta, mas foi a proposta possível. Depois de 21 dias de greve, os funcionários estavam ansiosos para voltar ao trabalho", disse o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva.
O vice-presidente de Gestão de Recursos Humanos dos Correios, Larry de Almeida, disse que a previsão é de que as entregas sejam normalizadas até a próxima semana em todos os estados, com exceção de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Nesses três estados, o trabalho deve levar mais tempo. Cerca de 136 milhões de correspondências estão atrasadas hoje no país.
Almeida disse que a negociação com o sindicato foi "difícil", mas afirmou que o acordo "conjuga os interesses dos trabalhadores, da empresa e, acima de tudo, os interesses da sociedade."

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Fonte: Fábio Amato Do G1, em Brasília - (Foto: André Dusek/AE)

Postado por: francisco_ferinha1@hotmail.com


Esportes - Publicado em 04/10/11 às 17:40:42

Justiça manda São Paulo devolver Taça das BolinhasA indefinição sobre a posse da Taça das Bolinhas continua. O troféu, criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para premiar o primeiro pentacampeão brasileiro, estava nas mãos do São Paulo, porém, nesta terça-feira (4), a Justiça do Rio de Janeiro determinou a devolução da taça à Caixa Econômica Federal.

O Campeonato Brasileiro de 1987 gerou todo o impasse em relação à Taça das Bolinhas. Naquele ano, o Flamengo foi o campeão do módulo verde, que foi disputado por times do “Clube dos Treze”. Porém o Sport, campeão do módulo amarelo também reivindica o título. Já que, na ocasião, a CBF interferiu no campeonato e decidiu que o campeão de cada um dos módulos se enfrentassem para definir o detentor do título de 87. O Flamengo, no entanto, não acatou a decisão e não compareceu a partida.

O Flamengo alega que foi pentacampeão em 1992, considerando o título de 87, ou seja, antes do São Paulo que conquistou o quinto título nacional em 2007. Em fevereiro deste ano a taça foi entregue ao clube paulista, mas pouco depois, a CBF reconheceu o rubro-negro como campeão de 87.

A presidente do clube carioca, Patrícia Amorim, elogiou o empenho do departamento jurídico do Flamengo em relação a esta questão. “O Flamengo é incansável nesta busca. Todo o departamento jurídico está de parabéns por mais essa vitória. Disse que não iríamos descansar e não vamos enquanto a taça não vier para a Gávea. Tivemos uma vitória administrativa na CBF e, hoje, ela foi confirmada pelo poder judiciário do Rio de Janeiro. Vamos em frente, buscar o que é legítimo”, afirmou.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Fonte: BN/ Por Cláudia Callado

Postado por: francisco_ferinha1@hotmail.com


Região - Publicado em 04/10/11 às 17:36:29

Homem é roubado, faz apelo na rádio e tem objetos devolvidos na BahiaUm homem teve a casa assaltada no interior da Bahia e em vez de procurar a polícia para prestar uma queixa formal, resolveu apelar para a "sensibilidade" do criminoso. Manoel Damaceno, que é radialista, conta que procurou a rádio onde trabalha um amigo e, junto com ele, fez um apelo e chegou a chorar ao vivo para ter seus eletrodomésticos devolvidos pelo assaltante.
A história aconteceu em Serrinha, a 173 quilômetros de Salvador, e vem tomando conta das rodas de conversa entre os moradores.
O roubo aconteceu em 29 de setembro, em uma localidade conhecida como povoado do Cajuzeiro, zona rural do município. Manoel Damaceno conta que chegava em casa quando encontrou um buraco na parede e alguns tijolos no chão. Foi assim que o criminoso conseguiu entrar na residência e levar uma televisão, um rádio de pilha, um liquidificador, uma serra elétrica e até chaves de fenda.
"Foi um susto entrar em casa e ver que tinham levado a maioria dos meus objetos. Eu ainda estava pagando muitas coisas que ele levou", diz o radialista. Passado o susto, Damaceno ri lembrando da chamada usada para anunciar o roubo na rádio: "Casa de radialista é roubada. Levaram até o que não tem", falava o locutor.
A ideia de fazer um apelo na rádio foi do amigo José Ferraz, que apresenta um programa diário na emissora.
"Nós começamos falando que Damaceno é um cara bom, pobre, que precisava das suas coisas, que as prestações ainda estavam sendo pagas. Contamos que o horário dele na rádio é comprado e que ele não recebe pelo trabalho, na tentativa de sensibilizar o ladrão," conta.
Damaceno explica que não quis prestar uma queixa na delegacia e deu o caso como encerrado, apesar do apelo feito no programa de rádio. No entanto, para sua surpresa, na manhã do dia seguinte, todos os pertences levados estavam em frente ao buraco feito na casa. "Deixaram tudo, até as chaves de fenda", conta Damaceno.
Como o caso não foi apresentado à delegacia, a polícia não poderá buscar os responsáveis pelo crime. Segundo a vítima, ele prefere assim. "Quem foi já devolveu as coisas, agora é hora de comemorar o fato inédito e torcer para que não aconteça de novo", diz.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Fonte: Egi Santana e Rafaela Ribeiro Do G1 BA

Postado por: francisco_ferinha1@hotmail.com


Uauá - Publicado em 04/10/11 às 16:39:15

CEAC divulga programação da V Semana Cultural, que acontece entre 5 e 7 de outubroCONVITE
V SEMANA CULTURAL DO CEAC

PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA(05/10/2011)
19:00h- Abertura
19:30h- Celebração da Santa Missa em Ação de Graça aos 23 anos do Colégio Estadual Antônio Conselheiro
20:30h- Banda Marcial do Colégio Estadual Senhor do Bonfim
20:50h Confraternização
21:30h- Coral do Bairro das Populares
22:00h- Banda Rolo e Herdeiros do Forró
22:30h-Silvana Rodrigues
23:00h- Participação Especial de BGG e outros cordelistas locais
QUINTA-FEIRA (06/10/2011)
Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h 18:00h- Visitas aos stands
19:00h- Apresentação Cultural do Col. Est. Edvaldo Machado Boaventura de Serra da Canabrava
19:30h- Apresentação Cultural Col. Estadual de Caldeirão do Almeida
20:00h- Apresentação Cultural Col. Est. Olímpio Joaquim Cardoso de São Paulinho
20:30h- Apresentação Cultural do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora; PETI
22: 00h- Cantorias (Claudio Barris, Renan Mendes, Marcos Fonte Nova, Debora e Lulu, Roberto Dantas, Sidiones França);
SEXTA-FEIRA (07/10/2011)
Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h 18:00h- Visitas aos stands;
Palestras com Pe. Enock e professores da Uneb – Campus Salvado
19: 00h- Apresentação de Terno Cigano ( Alunos do 3º Ano)
20:00h-Apresentação Cultural dos Ex- alunos do CEAC
Manifestações Artísticas Culturais - teatro, exposição de fotografias, poesias, reizados, forró, banda de Pífano e Cantoria com Gereba, Fábio Pães, Dinho Oliveira, Zé Costa, Joaquim Antônio, Roze, Tato Lemos e Wilson Aragão.

Todo ano se repete
Já é tradicional
No Colégio Conselheiro
A Semana Cultural
Você esta convidado
Um convite especial

De 05 a 07 de Outubro
O CEAC promoverá
Exposição e painéis
Com a história de Uauá
Valorizando a cidade
Que do bode é capital

Uauá encantos mil
Uauá de mil encantos
O tema dessa semana
É Terra de Pirilampos
Histórias e memórias
Estaremos celebrando

Participe, interaja
Faça sua parte também
Exerça a cidadania
Avante, vá mais além
Se aproprie dessa cultura
Que a nossa terra tem

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Postado por: francisco_ferinha1@hotmail.com


Uauá - Publicado em 04/10/11 às 01:05:04

Lava rápido São Francisco foi inaugurado com show musicalAconteceu no último domingo (02) a festa de inauguração do lava rápido São Francisco no alto dos Malaquias, o evento iniciou por volta das 16hs com a apresentação da cantora Tailan, logo após foi a vez de Avelar Santos, o público presente se divertiram o repertorio eclético do moreninho apaixonado. O lava rápido São Francisco é um empreendimento do Amigo Chico, pai da vocalista Tailan, o mesmo ofereceu churrasco grátis e fez sem duvidas uma mega inauguração que teve fim a 00h15min desta segunda-feira (03).
O lava rápido São Francisco esta localizado atrás do Posto Central no Alto dos Malaquias, Uauá-Ba

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Por: francisco_ferinha1@hotmail.com













 


Meio Ambiente - Publicado em 03/10/11 às 20:25:49

Dia 04 de Outubro dia do Rio São Francisco e a sua Revitalização é uma dívida do Governo Federal com o Povo do Valesãofranciscano!O Rio Opara como era chamado pelos índios antes da chegada dos portugueses “que em tupi –quer dizer Rio grande, tortuoso, rio-mar” e hoje Rio São Francisco, também conhecido como o Velho Chico, Rio dos Currais e principalmente como Rio da Unidade Nacional. Nascido na Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Rio percorre 2.700 km até atingir o Oceano Atlântico, na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas. Sua bacia possui 640 mil Km2, onde se distribuem 503 municípios e vivem 14 milhões de pessoas, sendo que 58% do seu percurso se dá no sertão nordestino, onde é o único rio perene do semi-árido.

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, precisa de ações não apenas paliativas, temporárias e compensatórias, necessita de ações permanentes de revitalização e desenvolvimento sustentável de médio e longo prazo em toda sua Bacia.Pois desde a sua descoberta e o seu batismo pelos portugueses em 04 de Outubro-Dia de São Francisco, que a sua exploração, a sua agonia e a sua degradação hidro-ambiental é continua e permanente.

Considerando que em 04 de outubro , o “Rio Opará”, que para os índios significava “rio-mar”, completa mais de 506 anos de seu batismo cristão, quando foi chamado de Rio São Francisco pelo navegador Américo Vespúcio.

Considerando que o rio é um patrimônio nacional e gera energia para todo país. "Hoje quando se gera energia no nordeste, ela pode ir para o Rio Grande do Sul porque o sistema é interligado, então outros estados do sul e do sudeste são beneficiados também com a Revitalização da Bacia do Rio São Francisco”.

Considerando a finalidade da Proposta de Emenda Constitucional 524/02 que Cria o Fundo de Revitalização do Rio São Francisco, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), é vincular no Orçamento da União 0,5% (meio por cento) da receita líquida, descontadas as transferências e destinações específicas, para constituir o fundo. Com esse percentual, seria possível somar cerca de R$ 300 milhões anuais para a recuperação hidroambiental do Velho Chico.

Considerando que a PEC 524/02 já foi aprovada pelo SENADO, e encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados e cadê a ação dessa importante Casa Legislativa do Povo Brasileiro em relação a está matéria;

Considerando o substitutivo de Fernando Ferro para a PEC – que tramita no Congresso desde 2002 – prevê que o fundo seja formado por 0,2% da arrecadação federal e 10% dos royalties do setor elétrico pagos como compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos na geração de energia elétrica. Ou seja, do total pago pelas empresas do setor pelo direito ao uso da água, 10% serão destinados para o fundo. O deputado acredita que, com essa composição, o fundo poderia dispor de R$ 250 milhões anuais para custear as ações de revitalização do Rio São Francisco.

Considerado que desde 1988, por determinação constitucional, 6% do faturamento bruto da Chesf é pago aos Estados e às prefeituras a título de royalties para as compensações ambientais pelo uso da água na geração de energia. Com a criação da Agência Nacional de Águas (ANA), o percentual foi elevado para 6,75%, sendo que o acréscimo (0,75%) foi vinculado como receita específica da ANA.

O relator da proposta na Câmara dos Deputados Fernando Ferro(PT-PE), afirma em seu relatório que “vai constitucionalizar esses royalties no Fundo de Revitalização, porque esse dinheiro não está sendo usado na finalidade para a qual foi destinado pela Constituição”,

É importantíssimo que o Presidente da Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil – Deputado Marco Maia, aos demais membros da Mesa Diretora e a todos os lideres partidários e deputados e deputadas desta importante casa do Povo Brasileiro que a Proposta de Emenda Constitucional 524/02 que cria o Fundo de Revitalização do Rio São Francisco seja colocada em pauta, discutida e aprovada, pois navegar é preciso e revitalizar o grande rio genuinamente nacional também é imprescindível, pois corre um boato na beira do rio que o nosso rio pode morrer, pois como dizia o Frei Luiz, Rio Vivo-Povo Vivo .

Aprovar a PEC 524/02 que cria o Fundo Revitalização do Rio São Francisco é preciso!

*Assessor da Secretaria de Meio Ambiente da FETAG-BA e Conselheiro Estadual de Meio Ambiente-Conselheiro do CEPRAM
Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Josemario Martins da Silva

Postado por: francisco_ferinha1@hotmail.com


Esportes - Publicado em 03/10/11 às 20:10:20

Panos quentes no Fla: Isaías e  Veloso permanecem nos cargos o gerente Isaías Tinoco e o diretor executivo de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, colocaram panos quentes no desentendimento que tiveram na sexta-feira. Os dois seguem na cúpula de futebol. Resta saber como será o relacionamento no dia a dia, já que o bate-boca deixou feridas que precisarão ser cicatrizadas.
Depois da discussão, Isaías Tinoco chegou a pedir demissão. Um alto integrante da diretoria já tinha previsto que o episódio terminaria em pizza. Pizza com sabor amargo para Isaías.
A nota oficial emitida pelo clube é dura com o gerente. Isaías "será punido pelo ato de indisciplina" por ter faltado "aos treinamentos de sexta-feira e sábado e não acompanhou a delegação à capital paulista". O comunicado foi redigido pela assessoria da presidência na presença de Patricia Amorim, mas sem a participação de Isaías, que deixara a sede mais cedo. Informado e questionado sobre o teor da nota pela reportagem do Umbuzada.com alegou que não tinha lido, mas deixou transparecer um ar de desaprovação.
A crise começou a se desenhar na quarta-feira, teve desdobramento na quinta e atingiu seu ápice na sexta, quando Veloso e Isaías tiveram uma ríspida discussão. Isaías não comparaceu aos treinos de sexta e sábado, e não viajou com a delegação para São Paulo. O dirigente ficou incomunicável até esta segunda-feira, quando foi convocado para a reunião com Patricia.

Fonte: Globo esporte

Por Miro Ferreira repórter Umbuzada de olho no Lance

Umbuzada.com Informação em 1º lugar!


Uauá - Publicado em 03/10/11 às 19:27:19

Mais uma loja de celulares é roubada em UauáFuncionários da loja Ponto Vivo em Uauá ficaram surpresos na manhã desta segunda feira (03). Ladrões invadiram e praticaram mais um furto na cidade, essa é a segunda vez em menos de três meses que a loja foi roubada, os ladrões entraram pelo mesmo local do 1º roubo, desligaram o padrão, tiraram as telhas abriram um buraco no forro de gesso, dentro da loja eles usaram uma faca de serra para cortar os fios dos alarmes e das câmaras de segurança, que segundo a policia militar pararam de funcionar a 00h25min de domingo. No primeiro roubo o prejuízo foi de mais de 22 mil reais, dessa vez acredita que seja bem mais. Vários aparelhos celulares, tablets, recargas foram levados pelos marginais que já vem agindo em Uauá há algum tempo já foram 4 assaltos a lojas de celulares em seis meses. Uauá que esta sem delegado titular e sem investigadores.
A policia técnica de senhor do Bonfim esteve fazendo a pericia. Moradores estão assustados com roubos que só vem aumentando na cidade não só em lojas como em varias residências.

Os benefícios concedidos com a nova lei penal só deixam presas pessoas com crimes acima de quatro anos o que segundo especialistas vem a facilitar a vida de bandidos que praticam esse tipo de crime. A nova lei altera alguns dispositivos do CPP (Código de Processo Penal), que está sendo reformado no Congresso Nacional. O projeto já foi aprovado no Senado, mas algumas questões ainda serão discutidas na Câmara.
Na Bahia a lei já beneficiou mais de sete mil presos e em Uauá dos mais de 15 presos resta agora apenas cinco.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Informações e fotos: Ferinha Francisco Redação Umbuzada.com






Bahia - Publicado em 03/10/11 às 19:05:29

‘Vantagens são maiores’, diz Jaques Wagner sobre horário de verão na BAO governador Jaques Wagner anunciou nesta segunda-feira (3) que a Bahia vai adotar o horário de verão entre os dias 16 de outubro deste ano e 26 de fevereiro de 2012. Quanto à divergência de opiniões sobre a volta do horário de verão ao estado após oito anos, Jaques Wagner diz que vê mais vantagens do que problemas na mudança.

"Quando você pode sair um pouco mais escuro pela manhã, também quando você volta para casa, no retorno do trabalho, tem ainda o dia claro, portanto você perde em uma ponta e ganha na outra. As pessoas falam da questão de segurança, mas toda a nossa estatística é de que a incidência de eventos relacionados à segurança, como crimes, assaltos, se dá muito mais das 19h até 1h, do que na madrugada, às 4h30, 5h30. Respeitando a opinião de todo mundo, eu entendo que as vantagens são maiores do que uma eventual dificuldade", pontua.

Semana passada, Wagner disse que esperava o resultado de um estudo para anunciar a decisão. Segundo ele, o levantamento feito indicou que durante o horário de verão o nascer do sol acontece 45 a 47 minutos mais cedo na Bahia. "Eu estudei isso, falei com médicos, uma hora de diferença não bole [mexe] com ninguém, substancialmente no chamado relógio biológico. As pessoas vão acordar mais cedo, mas também vão dormir mais cedo, e no final você dorme seis, sete ou oito horas, é praticamente a mesma coisa", argumenta o governador.

Jaques Wagner defende que é importante manter um único horário para evitar "atrapalhações". "Então eu tomei a decisão de manter a Bahia dentro do horário de Brasília. O decreto vale para todos, mas geralmente os governos pedem para serem retirados. Eu decidi manter a Bahia", conclui.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Fonte: G1 BA

Postado por: francisco_ferinha1@hotmail.com


Uauá - Publicado em 03/10/11 às 17:33:30

Carro capota e pega fogo em UauáUm grave acidente no início da tarde de ontem (02), poderia ter acabado em tragédia, o acontecido foi na estrada que liga Uauá ao povoado de Lagoa do Pires, o motorista Manolito Pereira dos Santos de 33 anos, vinha voltando de um batalhão em uma casa na fazenda Volta do Rabelo, com mais quatro pessoas: Maria Pereira dos Santos, Paulo Davi Pereira dos Santos, Heloisa, e uma criança. O mesmo vinha em alta velocidade quando perdeu a direção nas proximidades do tanque de Edinho após passar em uma baixa, o Uno de placa policia BVR 1036 cruzou para a contramão e após bater em um barranco, voou aproximadamente três metros de altura, torou um pé de favela no meio, caiu de bico no chão, capotou e pegou fogo. Por sorte todos conseguiram sair de dentro do veiculo antes da explosão. As vitímas foram levados para o hospital municipal e já foram liberados. Apenas o motorista sofreu um corte na testa e precisou levar pontos.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Informações e fotos: Ferinha Francisco


Baixa onde o motorista perdeu a direção


Barranco onde o carro subiu


O pé de favela


Local onde o carro caiu de frente


Perda total do veiculo Uno placa policia BVR 1036







Uauá - Publicado em 03/10/11 às 17:30:45

Calderãozinho: Zezinho da Ema e A Favorita do Brasil apresentaram 2 novos musicosAconteceu no ultimo sábado (01) na fazenda Caldeirãozinho município de Uauá, uma grande festa com Zezinho da Ema e a Banda Favorita do Brasil, a banda levou dois novos vocalistas: Chirley e o Dêja. Centenas de fãs dançaram muito forró romântico com a Banda que trouxe um repertório cheio de novas canções. Logo após foi a vez dos Meninos do Forró, que fez o bom forró pé de serra até amanhecer o dia.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Por: francisco_ferinha1@hotmail.com

Fotos:



















Região - Publicado em 03/10/11 às 12:15:10

Copa Vela Adventure de Sobradinho acontece nos dias 8 e 9 de OutubroCom formato inovador que converge negócios, esportes náuticos, contrapartida social e festa, a Copa Vela Adventure traz novo conceito para o evento.

“Venha viver esta energia!”. Com este convite, a Copa Vela Adventure de Sobradinho foi lançada a população do Vale do São Francisco, na última sexta-feira (30), no Memorial da Chesf, em Sobradinho. O evento esportivo acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, no Porto de Juacema, com competições de vela, circuito de Jet Ski, encontro de negócios e muita festa.

Na oportunidade, foram apresentadas a estrutura e programação do evento em uma coletiva a imprensa do Vale do São Francisco com Genilson Silva, prefeito municipal de Sobradinho, Marisalva Ribeiro, primeira-dama, Raimundo Nonato, chefe de gabinete, e os vereadores Geraldo Filho, Gabriel Lustosa, Cícero Alves, Manoel Messias, e Francisca Gabriades, gestora da SIM! Agência de Marketing. Em seguida, um animado coquetel fechou a noite em grande estilo. “Nenhum evento na região terá uma estrutura como a Copa Vela Adventure. São duas ambulâncias da SAMU, efetivo da Polícia Militar, Bombeiros, equipes de saúde para oferecer aos nossos visitantes segurança e tranqüilidade”, afirmou o prefeito.

Copa Vela Adventure 2011
O foco principal do evento este ano serão as competições de windsurfe e circuito de Jet Ski no Lago da Barragem de Sobradinho, local com ventos ideais para a prática de esportes náuticos.

Cinquenta velejadores já estão inscritos na competição, entre eles Alexandre Lessa e Deni Brito, atuais campeões da etapa 2010 da Copa Vela de Paulo Afonso em suas respectivas categorias, e Tatiana Furtado, campeã baiana e brasileira na categoria iniciante.

Encontro em Negócios de Piscicultura
Acreditando que a Copa Vela é um evento de grande visibilidade em todo o Estado da Bahia, ela se torna o local ideal para a introdução de um encontro voltado para o fomento de negócios, que movimentará a região economicamente, capacitará a população local, trará prospects e investimentos em médio e longo prazo.

I Circuito Adventure de Jet Ski do Vale
O I Circuito Adventure de Jet Ski do Vale acontecerá dentro da programação da Copa Vela Adventure, durante os dias 8 e 9 de outubro, uma das competições que fundamentaram o conceito adventure dessa edição da competição, em Sobradinho (BA).

Há dois tipos de competição em que o interessado pode se inscrever:
Slalon (prova contra o relógio)
Um circuito de bóias em zigue-zague. O slalom é uma prova contra o relógio, onde o piloto tem que realizar o circuito (ida e volta) no menor tempo possível. O slalon acontecerá no Porto de Juacema, em área pré-delimitada.
Endurance (prova de longa duração)
O Endurance é uma competição de longa duração. Os pilotos participam em duplas, sempre como o mesmo Jet Ski, podendo realizar quantas paradas forem necessárias, para abastecimento, reparos e troca de pilotos.
Os jets inscritos devem ser da classe Runabout. O Endurance é a competição ideal para aqueles amantes da modalidade que gostam de adrenalina, mas não se aventuram em competições de circuito fechado.

Atrações musicais
A programação cultural da Copa Vela Adventure acontecerá no Porto de Juacema e na Praça Sete de Setembro. Entre as atrações musicais, teremos Xexéu, Djembê, Bambam, ex-cantor da banda Parangolé, Voa Voa, Sérgio do Forró, Banda A5, Miragem e Super Seea.
Os eventos possuem patrocínio da Nova Schin, Blisse e Rio Sol.

Trade turístico
Sobradinho, sede da competição, aparece como local ideal para a prática de turismo voltado aos negócios de piscicultura, visto que no município, em Sento Sé e Casa Nova cerca de 60 famílias se beneficiam da criação de tilápias. Com a criação do parque eólico, 250 empregos diretos e indiretos estão sendo gerados e novas empresas estão se instalando na região.
E, ainda, desponta como espaço para práticas de esportes radicais, visto que seus pontos turísticos estão relacionados a estes. Como o Mirante Cruzeiro, que possui uma plataforma para vôos de asa delta; a Serra Olho D’água, ideal para prática de rapel, e onde está localizado o Parque Eólico de Sobradinho, e Bom Sucesso, localizado a 36 km da sede do município, que convidam o turista ao enduro a pé em meio a pinturas rupestres. Sobradinho, ainda oferece o Balneário Chico Periquito, que conta com oito quiosques e é ponto de partida do Vapor do Vinho.
O Lago da Hidrelétrica de Sobradinho, o maior espelho d’água da América Latina, é uma atração a parte. Os ventos do Lago são ideais para esportes com vela, a amplitude do espaço, para prática de Jet Ski, e o visual enche os olhos de qualquer visitante.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!


Região - Publicado em 03/10/11 às 11:52:12

Módulo policial entre BR’s é solicitado para combater tráfico de drogas e violência em BendegoEm Bendegó, distrito de Canudos, mais precisamente no entroncamento entre a BR 235 e a BR 116 tem sido alvo constante da bandidagem. Assaltos e até seqüestro de comerciantes, além da circulação de drogas na região. O município carrega registros semelhantes. Vários estabelecimentos a agência do Banco do Brasil e casa lotérica já foram assaltadas. A única viatura na cidade é velha e não dá reais condições para fazer uma ronda eficiente. Indignado com a insegurança, o deputado estadual Pedro Tavares requisitou um módulo policial em Bendegó.

Foi observado o aumento da criminalidade após o posto fiscal rodoviário ter sido desativado. “A ausência de uma vigilância e os números cada vez mais elevados de assaltos evidenciam a necessidade de instalação de um módulo policial urgentemente. O que não pode é a população nem o comércio continuarem acuados como estão. Muito menos permitir que as coisas tomem proporções ainda maiores. Não fazer nada é oficializar a entrada para criminosos e traficantes que sabem que ali não tem fiscalização”, declarou Tavares.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Fonte:Odília Martins


Juazeiro e Petrolina - Publicado em 02/10/11 às 21:36:34

Evento em Juazeiro lembrará mais um aniversário do Rio São FranciscoNo dia 04 de outubro a população de Juazeiro poderá prestigiar exposições fotográficas, exibição de vídeos e apresentações musicais na Praça Santiago Maior, localizada na Orla da cidade, a partir das 18h. O evento tem a intenção de lembrar a passagem de mais um aniversário do Rio São Francisco, chamando atenção da sociedade para o estado atual do mesmo, e é uma iniciativa da Articulação Popular São Francisco Vivo que, desde 2005, vem atuando em todos as regiões da Bacia Hidrográfica do São Francisco em defesa do Rio e dos povos ribeirinhos.
Com o tema “Nesse 4 de outubro vamos dar água a quem precisa”, a ação em praça pública é uma forma de chamar os ribeirinhos e ribeirinhas a refletirem sobre a importância do São Francisco para a região, ao mesmo tempo em que lembra seu estado de degradação e a urgência de políticas eficazes e de fato comprometidas com a preservação da vida do rio da Integração Nacional.
O Velho Chico, sempre tão cantado, poetizado, conhecido por suas riquezas e belezas, banha cinco estados do Brasil e é responsável por movimentar a economia da região. Entretanto, a ação humana tem provocado uma agressão cada vez maior contra o mesmo, sendo comum nas cidades a entrada de esgoto diretamente no rio, dejetos químicos de fábricas, além de lixos, agrotóxicos, entre outras formas de poluição das águas que acarretam conseqüências como assoreamento, diminuição dos peixes, contaminação da água, entre outros problemas.
De acordo com representantes da Articulação Popular São Francisco Vivo, o momento é de reflexão, de provocar a população a pensar sobre a atenção que o Velho Chico precisa. Nesse sentido, movimentos sociais, estudantes e artistas se reúnem com o propósito de denunciar a problemática que o rio enfrenta e somar esforços na luta por uma real revitalização para o Rio São Francisco.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!


Meio Ambiente - Publicado em 02/10/11 às 20:50:26

Carta de SobradinhoA Caatinga é o Bioma genuinamente brasileiro que precisamos preservar termos unidades de conservação de uso integral e de uso sustentável de forma participativa e de Um Novo Plano de Convivência com o semi-árido e que os projetos desenvolvidos tenham sustentabilidade ambiental hídrica, ambiental, social, econômica, social e cultural.
Os desafios e perspectivas são de analisarmos, conhecermos e transformamos os saberes do povo da caatinga acumulado de gerações sobre a fauna e flora e o conhecimento produzido pelos órgãos governamentais e não governamentais para vivermos e convivermos com o semiárido sem fome, sem sede e sem pobreza.
Nós participantes do Seminário Regional sobre o Bioma Caatinga: Desafios e perspectivas reunidos nos dias 29 e 30 de Setembro de 2011 no Plenário da Câmara de Vereadores de Sobradinho-Ba. Depois das proveitosas palestras, reflexões debates.

Propomos, sugerimos e recomendamos aos Governos: Federal, Estadual e dos Municípios e Empreendedores:
- O debate e a construção participativa de um Plano de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Bioma Caatinga e o Semiárido;
- Realização de uma ampla e massiva reforma agraria com a expansão e fortalecimento da agricultura familiar;
- Imediatos diálogos entre o Instituto Chico Mendes – ICMBIO-MMA e o Governo Estadual através da Casa Civil, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente-SEMA e da Coordenação de Desenvolvimento Agrário- CDA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura-FETAG-BA, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-CONTAG, o CONAMA e Conselho Estadual de Meio Ambiente-CEPRAM, de entendimentos e ajustes para a Criação do Mosaico de Conservação Ambiental no Bioma Caatinga(Parque Nacional do Boqueirão da Onça, Monumento Natural e Área de Proteção Ambiental) e reuniões temáticas imediatas sobre a nova proposta nos municípios de Umburanas, Sento-Sé- Campo Formoso(Lage dos Negros), Juazeiro e Sobradinho;
- Continuidade do Programa de Construção de Cisternas e da efetivação do Programa Nacional de Combate a desertificação;
- Respeito pelos governos e empreendedores aos agricultores familiares e comunidades tradicionais na localização e implantação dos projetos de energia eólica, estradas, grandes projetos de irrigação e na criação de novas Unidades de Proteção Integral no Bioma Caatinga;
- Estudo para Reconhecimento das áreas de Fundo de Pasto como Unidade de Conservação de Uso Sustentável em modalidade própria.
- Educação Contextualizada para o Bioma Caatinga e o Semi-Árido com enfoque na educação ambiental e mudanças climáticas.
- Fortalecimento da Embrapa Semiárido, Emprapa Caprinos e Embrapa Algodão para ampliação das pesquisas sobre o Bioma Caatinga e tecnologias apropriadas de produção e desenvolvimento sustentável para o Semiárido.
-Construção Imediata do Plano de Bacia e de Revitalização do Rio Salitre, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
- Prioridade na Implantação e execução dos Projetos do Programa Luz para Todos nas comunidades do Semi-Árido;
- Instituição do pagamento por serviços ambientais- Bolsa Ecológica dos Ventos para os agricultores familiares na área do entorno e impacto direto e de impacto de vizinhança dos aerogeradores dos Parques Eólico a serem instalados na Bahia e no Nordeste;
- Inclusão dos Agricultores Familiares e Comunidades Tradicionais da Área do Entorno e futura Zona de Amortecimento do Parque, Monumento Natural e Apa do Boqueirão da Onça no Programa Bolsa Verde do Governo Federal;
- Rigor pelos órgãos ambientais estaduais e federais nas licenças dos projetos mineração em localização , implantação no Bioma Caatinga.
Queremos o Bioma Caatinga para as presentes e futuras gerações e Um Novo Plano de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Semi--árido e para um Nordeste com Desenvolvimento Sustentável, sem sede, sem fome e Sem Miséria.

Sobradinho – Ba, 30 de Setembro de 2011
Subescrevem a Carta de Sobradinho-Carta do Semiárido
Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado Bahia FETAG-BA
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-CONTAG
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho-Ba
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sento-Se-Ba
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casa Nova
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umburanas
Representantes da Associação Lage dos Negros no Município de Campo Formoso
Delegacia Sindical da FETAG-BA em Juazeiro para o Território do Sertão do São Francisco
Polo Sindical dos Trabalhadores Rurais de Jacobina e Piemonte do Itapicuru
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe
Associação Movimento de Libertação das Mulheres de Sobradinho
Representante da Colônia de Pescadores de Sobradinho
Associação da Lagoa Grande
Associação do Bom Sucesso
Associação Vida Nova
Associação comunitária da Serra Verde
Associação de São Gonçalo da Serra
Associação Comunitária das Traíras
COOSBRAPA
Associação Nossa Senhora de Fatima
Associação do Sangradouro
Associação Baraúna
Associação Asa Branca
Associação Comunitária Nova Descoberta
Associação Fonte de Vida
Comunidade de Algodoes Velho
Associação Tatauí III
COPAVALE
Associação Fruto Forte
Associação Nova Canaã
Associação Serrote da Batateira
Representante da Comunidade de São Gonçalo da Serra
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juazeiro-SEADRUMA

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!


Uauá - Publicado em 02/10/11 às 20:30:30

1º Festival: Juventudes, Cidadania e Políticas PúblicasNo último sábado (01/10) aconteceu no Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) o 1º Festival das Juventudes de Uauá, evento proposto pelo PT no município, sob a coordenação de Lindomar Dantas, que teve expressiva participação da juventude, sociedade em geral e inúmeras autoridades de Uauá, Juazeiro, Curaçá e Jaguarari.
Com forte apelo para as alternativas políticas de lazer, cultura e cidadania para a juventude, o festival revelou-se extraordinária experiência de participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres que construíram uma tarde especial e criativa, com campeonato de futebol (masculino e feminino), apresentações artísticas e culturais, feijoada e a música de qualidade de vários de nossos artistas, músicos e instrumentistas.
Partindo da reflexão sobre os dados do Mapa da Violência no Brasil (2011), revelador dos altos índices de homicídios de jovens entre 15 a 25 anos em cidades grandes, médias e pequenas deste país, o 1º Festival das Juventudes de Uauá reuniu as diferentes juventudes do município, revelando que é preciso tratar o tema no plural justamente porque são múltiplos os desafios e valores da juventude rural, juventude das igrejas, juventude dos esportes, juventude das novas mídias, juventude da cultura e artes, juventude da política, etc. Deste modo, vivemos uma linda experiência, resultado de muitos esforços e dedicação de gente comprometida.
Por fim, destacam-se as 03 oficinas temáticas do festival: (a) juventude rural; (b) juventude cultura e artes plásticas; (c) e juventude comunicação, internet e novas mídias. Neste trabalho foi fundamental a contribuição dos sites Umbuzada.com, Na Tela Eventos e UauaNews, das Rádios Liberdade FM e Comunitária Luz do Sertão FM, bem como a ajuda de Maciel, Claudinei e Gil Sena que se somou à extraordinária contribuição de jovens das Comunidades da Volta, Serra da Besta, Laje das Aroeiras, Lagoa do João Ferreira, Serra dos Campos Novos, etc.
O Partido dos Trabalhadores de Uauá agradece a todos por este sábado especial! Desculpe-nos por eventuais falhas; identificamos algumas e já nos prontificamos a corrigi-las. O sucesso da experiência nos anima a planejar o evento de 2012, por isso contamos com sua colaboração!
Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
ASCOM/PT.
Natelaeventos.com






















































Uauá - Publicado em 01/10/11 às 21:34:22

Poder Legislativo realizou a 1ª sessão itinerante da história de UauáAconteceu na manhã de hoje (01) de outubro na Escola Municipal Senhor do Bonfim em Poço do Vieira, a 1ª sessão Itinerante da História do poder Legislativo de Uauá.
O vereador e presidente da câmara municipal de Uauá, João Alves dos Santos, abriu a sessão por volta das 10h, convidando a diretora, a srª Ana Claudia Ribeiro Dantas (Kaka), para fazer uso da palavra. A mesma agradeceu a presença de todos e agradeceu aos vereadores, em especial Olímpio do Poço, por terem escolhido o Poço do Vieira para sediar a primeira sessão. Em sua oratória falou do dever do legislador e da sua importância no desenvolvimento da comunidade, citando algumas necessidades da escola como reforma e murada.
O vereador Dr. Paulo, iniciou a palavra relatando sobre a importância da Sessão Itinerante e da responsabilidade, perspicácia e discernimento que pauta em um legislador. O mesmo falou da importância da Educação para o desenvolvimento do país e fez um requerimento para que a Secretaria de Educação e o Gestor Municipal atenda os as seios da diretora e de toda comunidade escolar fazendo a reforma completa do prédio, incluindo a construção de uma murada. Onde foi aprovado por todos os vereadores presentes.
O vereador Romildo do Sindicato iniciou sua fala alegando a falta da água no interior do município pedindo mais atenção do gestor com relação aos agricultores rurais.
Carlinhos de Moises agradeceu a presença do vice-coordenador da APLB Sindicado/Uauá, a cobertura do site Umbuzada.com através do repórter Ferinha Francisco, aos presidentes de Associações e narrou sua história política, homenageando seu pai(Moises) . Terminou expondo sua admiração pela comunidade e do seu comprometimento com toda o povo uauaense: independente de quem votou nele ou não.
Emerson Morais iniciou falando da perda irreparável de dois grandes amigos, (Zé Raimundo era morador local e Pepé vice prefeito, que receberam moção de aplausos). O que emocionou o publico, continuando parabenizou a diretora da escola municipal, e falou do carinho do vereador daquela localidade (Olimpio do poço) com seu povo, e finalizou convidado a comunidade a participar dos festejos do padroeiro São Geraldo que acontecerá no dia 16 de outubro em Lagoa do Pires.
Jerônimo Oliveira Cardoso (Jerôminho) parabenizou a população presente, falou de seu trabalho como gestor, como professor e como amigo da população, elogiou a garra de Francisco Tavares (Prolepses), por conseguir os direitos dos professores. Através da APLB-Sindicato Núcleo Uauá, cisterna, energia, trator agrícola e mais um evento cristão em uauá, em um trio elétrico que acontecerá no mês de maio de 2012, obras conseguidas através do governo do estado.
1º secretário do poder legislativo municipal, vereador Olimpio do Poço, iniciou saudando toda a mesa, o vice-coordenador da APLB, Francisco(PROLEPSES), o presidente da associação local e os das fazendas circunvizinhas. Falou da honra por estar participando da primeira sessão em sua localidade. Comentou da importância de um vereador da própria localidade. Narrou a sua história política e o potência dos filhos daquela comunidade que prosperam na vida e representam muito bem a comunidade em qualquer lugar que estão. Como Dr. Paulo, Jerominho, os comerciantes,que dali saíram e sua filha advogada. Comentou sobre a situação do município e da sua comunidade, dizendo que muito ainda falta pra conquistar, mas que já melhorou bastante à vista do que era. Citando como exemplo a saúde, lazer(dando enfoque a quadra polivalente que está sendo construída na comunidade) e a infra-estrutura. Terminou agradecendo a Kaká(diretora) pelo belíssimo trabalho a frente da Escola Municipal Sr. do Bonfim e a todos os presentes.
Logo após, foi dado espaço para que os presentes fizesse uso da palavra expondo sua opinião.
O Vice-Coordenador, Francisco T. dos Santos (PROLEPSES), saudou os vereadores, o povo presente e parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo. Falou da importância da Câmara Itinerante para que o povo conheça os projetos e os trabalhos dos legisladores e que os mesmos conheçam a real situação dos munícipes: vendo e ouvindo de perto os anseios da comunidade. Pediu que o povo não deixe de participar de um momento tão democrático e raro como esse, pois só assim poderão ser ouvidos. Ilustrando a união e a capacidade de reivindicar dos Professores que teve resultado imediato.
Amilton, residente na comunidade, parabenizou os vereadores pela atitude de fazer a câmara itinerante e reclamou que pouco conheci os trabalhos dos vereadores, pois não tem disponibilidade de acompanhar a sessão. Pedindo que os vereadores fizessem uma divulgação abrangente sobre os trabalhos desenvolvidos na casa para que todos conheçam .
Por fim, o presidente da câmara, João Alves, terminou a sessão agradecendo a todos os presentes e parabenizando a diretora (Kaka) pela organização e acolhida.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Por: Ferinha Francisco & Francisco Tavares (Prolepses)

Fotos: Ferinha Francisco
















Brasil - Publicado em 30/09/11 às 23:15:08

Estudo da Organização Transparência Brasil, conclui que os parlamentares brasileiros são os mais caros do mundoUm estudo da Organização Transparência Brasil, concluiu que os parlamentares brasileiros são os mais caros do mundo, com diferença de seis milhões entre o segundo colocado. Um minuto trabalhado no Brasil, custa ao contribuinte R$ 11.545 (onze mil quinhentos e quarenta e cinco reais).
Assista o Vídeo e veja a noticia na integra.


Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!

Postado por: francisco_ferinha1@hotmail.com


Brasil - Publicado em 30/09/11 às 22:40:41

Ministra do TST nega pedido dos Correios para suspender greveA vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Cristina Peduzzi, negou nesta sexta-feira (30) o pedido de liminar da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para que fosse suspensa imediatamente a greve dos empregados, que começou em 14 de setembro.
Está marcada para a próxima terça-feira (4) uma audiência de conciliação entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e a direção dos Correios.
No pedido feito ao TST, os Correios argumentam que a paralisação é um “movimento atentatório à ordem pública” e teria “nítido conteúdo político-ideológico”.
Segundo informações da Fentec, os trabalhadores dos Correios entraram em greve por não aceitarem a proposta inicial dos Correios de 6,87% de reajuste. Os grevistas reivindicam 7,16% de reajuste, aumento linear de R$ 200, e piso salarial de R$ 1.635.
Nesta quinta-feira (29), os Correios apresentaram uma proposta para por fim à paralisação que incluía desconto de um dia de greve por mês, aumento linear de R$ 80 (a partir de janeiro de 2012), reajuste salarial de 6,87% e abono de R$ 500. A proposta foi rejeitada pela categoria.
Na decisão, em caráter liminar, a ministra considerou que os serviços prestados pelos Correios são “relevantes”, mas não são “essenciais” a ponto de interferir no direito de greve. “O fato de a ECT exercer serviços públicos relevantes não impede nem pode impedir o exercício do direito de greve por seus empregados, na forma assegurada pelo artigo 9º da Constituição”, disse Peduzzi.
Os Correios também pediram que o TST declarasse “abusiva” a paralisação dos trabalhadores. Para a ministra, no entanto, não há evidências de ilegalidade na greve.
“[A empresa] não demonstra qualquer tentativa de acordo com os sindicatos profissionais e os empregados para assegurar quantitativos mínimos para a prestação de serviços, restando inobservado, portanto, o requisito legal que autoriza a intervenção do Poder Público”, afirmou a ministra. O mérito do pedido dos Correios só será julgado após a reunião de conciliação.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!
Débora Santos Do G1, em Brasília

Postado por: francisco_ferinha1@hotmail.com


Uauá - Publicado em 30/09/11 às 22:18:43

Acontece amanhã o 1º Encontro e Festival das Juventudes em UauáAcontece neste sábado (01) de outubro o 1º Encontro e Festival das Juventudes em Uauá, o encontro realizado pelo PT de Uauá terá o tema: ”Juventude Cidadania e Políticas Públicas” com uma vasta programação: Ato ecumênico, Almoço com roda de capoeira e várias apresentações artísticas oficinas temáticas e cerimônia solene de Filiação na Câmara Municipal de Vereadores.

Umbuzada.com – Informação em 1º Lugar!


Noticias por: www.umbuzada.com      1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266  

Newsletter:

Cadastre seu email para receber notícias em primeira mão.

E-mail :

Assinar Remover

o

Imagem Comunicação Audio Visual

 

Umbuzada.com | virtual cyber | imagem comunicação audio visual |

E-mail: atendimento@umbuzada.com | jornalismo@umbuzada.com | classificados@umbuzada.com


Rua Jeronimo Rodrigues Ribeiro. Centro n° 142 - Uauá/BA, CEP-48950000. Tel.: 74 9968-8839 - Redação: 74 9965-4469


Copyright © 2009 - 2011 Umbuzada.com Todos os direitos reservados.